Procedimentos para o dia do Teste

O Teste ANPAD se inicia às 9h da manhã (horário oficial de Brasília/DF). Serão autorizados a ingressar no Teste somente aqueles que se conectarem ao browser seguro até esse horário, não havendo tolerância.
No dia programado para realização do Teste você deverá conectar-se ao browser seguro com 1 hora de antecedência para a etapa de identificação.
O Teste terá duração total de 5 (cinco) horas ininterruptas e o tempo será controlado a partir de um cronômetro virtual que encerrará a aplicação quando o tempo limite for atingido. É de responsabilidade do participante a administração do tempo. O sistema não alertará quando o prazo estiver se esgotando.
Caso precise de tempo adicional devido a alguma necessidade especial. Solicite atendimento especializado.
É altamente indicado que o participante participe dos pré-testes no período estipulado no manual do participante, com o browser seguro previamente instalado a fim de verificar capacidade técnica do equipamento disponível ao participante para realização do Teste. Em caso de eventual identificação de inadequação do equipamento utilizado pelo participante no primeiro pré-teste, a plataforma disponibiliza uma segunda data para realização do segundo e último pré-teste.
O participante que optar pela não realização do pré-teste assume o risco de não realizar o Teste ou sofrer prejuízos em razão de incapacidade técnica dos equipamentos e conexão eleita para realização do Teste no dia da prova. Nesses casos, não será concedida transferência da inscrição para outra edição ou devolução da taxa de inscrição.
A plataforma de aplicação do Teste é configurada para que a prova seja disponibilizada em todo o território nacional. Para que seja possível a realização do Teste pelo participante que se encontre fora do território nacional, ele(a) deverá entrar em contato no e-mail testeanpad@anpad.org.br, com até 5 (cinco) dias de antecedência ao término do período de pré-teste. No corpo do e-mail deverá ser especificado o local onde o participante irá realizar o teste, bem como informar seus dados completos (nome completo, CPF para brasileiros e estrangeiros naturalizados ou número do passaporte).
Sim, desde antes de se sentar para realizar o Teste, é obrigatório estar com um documento original de identificação com fotografia (ver seção 2.1 dos Termos e Condições). Em dado momento, o participante deverá enviar uma imagem do documento, via sistema, para ser autorizado a iniciar o Teste.
Sim, os participantes são monitorados ao vivo e à distância por meio de áudio (microfone) e vídeo (webcam), sendo a sessão gravada em sua totalidade e ficando arquivada no histórico de realização do participante.
Você deverá ter instalados, no computador em que realizará o Teste, microfone e câmera habilitados para o monitoramento. Durante toda a realização do Teste, a câmera e o microfone deverão captar, com clareza, respectivamente a sua imagem e o som ambiente. Para mais informações, verifique as seções Requisitos de equipamentos e software e Requisitos de ambiente físico.
O Teste ANPAD na versão on-line deve ser tratado como em qualquer prova presencial. O local (ambiente onde o participante esteja acomodado para realizar o Teste ANPAD) deve ser considerado como uma sala de provas durante todo o momento da duração do exame, não devendo ninguém falar com o participante, estar no mesmo ambiente e/ou emitir ruídos. A webcam deve ser ajustada de forma que o rosto esteja plenamente visível para o fiscal durante todo o exame. Cabe citar que quaisquer comportamentos suspeitos poderão levar à finalização forçada do seu exame.
Não. Com exceção do computador utilizado para realização do Teste, não é permitido utilizar-se de quaisquer outros dispositivos eletrônicos (ex.: telefones celulares, pontos eletrônicos, fones de quaisquer tipos, smartwatches, dispositivos ant+ / bluetooth, dispositivos de radiofrequência etc.).
Não. Com exceção do computador utilizado para realização do Teste, não é permitido utilizar-se de quaisquer outros dispositivos eletrônicos (ex.: telefones celulares, pontos eletrônicos, fones de quaisquer tipos, smartwatches, dispositivos ant+ / bluetooth, dispositivos de radiofrequência etc.)
Não. É proibida a utilização de calculadoras e outros dispositivos semelhantes; tampouco será permitida qualquer espécie de consulta de material, tais como livros e dicionários.
Será permitido a utilização de apenas 1 (uma) folha em branco para rascunho. Durante a realização do Teste o fiscal entrará em contato com o participante, remotamente, pedindo-lhe que mostre tal folha, via webcam, para averiguação de conteúdo.
Sim, paradas para necessidades fisiológicas / biológicas são permitidas por um curto período, ou seja, 2- 3 minutos apenas. Antes de deixar o recinto o participante obriga-se a pedir permissão para o fiscal remoto via janela de Chat (na parte inferior direita da tela da página da prova) e aguardar autorização. Caso contrário, tal atitude pode ser reportada como violação. Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo para a realização do exame em virtude de afastamento do inscrito do ambiente de prova on-line.
Sugerimos que o participante tenha um plano de contingência preparado e que seja definido conforme sua própria estrutura de recursos.
Recomendações:
• Utilizar um notebook completamente carregado, para o caso de queda de energia.
• Ter uma bateria extra completamente carregada, para o caso de queda de energia.
• Verificar a estabilidade/qualidade de sua operadora de internet.
• Conferir a suficiência de seu plano de dados de internet para o dia da prova.
• Ter preparado algum aparelho móvel (4G) para rotear a internet, caso haja falha da banda larga.
• Posicionar-se próximo ao modem, no caso de usar o wi-fi.
• Dar preferência para a utilização de cabo de rede no lugar do wi-fi.
• Ter um computador extra e preparado para o caso de falha no computador principal.
O Teste ANPAD fica disponível no browser seguro, no mesmo formato que o pré-teste é disponibilizado. A instruções para entrada estão disponíveis no Manual do Participante.
Em hipótese alguma serão divulgados dados estatísticos àqueles que realizarem o Teste ANPAD, tais como número de participantes, média e desvio-padrão, maior ou menor pontuação, independentemente da edição.
O certificado com a pontuação obtida é disponibilizado em até 25 (vinte e cinco) dias úteis após a realização do Teste. O certificado poderá ser acessado a partir da área restrita do inscrito na seção “Meus Resultados” por 2 anos, a partir da data de aplicação, podendo ser baixado e armazenado durante esse período.
Após o final da validade de 2 anos, deverá ser solicitada 2ª via do certificado.
O link para realização do Teste ANPAD fica disponível no browser seguro, o mesmo no qual é realizado o pré-teste.