Metodologia TRI

Os procedimentos para mensuração da proficiência dos examinandos e a análise dos itens do Teste ANPAD terão como base a Teoria da Resposta ao Item (TRI), que pode ser definida como um conjunto de modelos matemáticos que busca representar a relação entre a probabilidade de o examinando responder corretamente a uma questão, seu conhecimento na área em que está sendo avaliado e as características (parâmetros) dos itens. Um aspecto importante da TRI é que ela considera a particularidade de cada item (questão), levando em conta não apenas o número de acertos, mas também o grau de dificuldade de cada item, permitindo a identificação mais precisa do nível de proficiência do examinando. Assim, as pontuações não dependem do total de itens do exame, mas de cada item que o compõe. Dessa forma, duas pessoas com a mesma quantidade de acertos no exame são avaliadas de forma distintas a depender de quais itens estão certos e errados e podem, assim, ter pontuações diferentes.

Os principais conceitos e parâmetros envolvidos na TRI:

Item: refere-se a uma questão do exame.
Parâmetros: são informações que permitem avaliar a qualidade do item.
Parâmetros ANPAD:
DISCRIMINAÇÃO - capacidade que cada item possui de diferenciar examinandos que dominam ou não dominam a habilidade avaliada;
DIFICULDADE - grau de dificuldade da habilidade avaliada no item, expresso na mesma escala da proficiência. Em um exame de qualidade, devemos ter questões de diferentes níveis de dificuldade para avaliar adequadamente os examinandos em todos os níveis de conhecimento; e
ACERTO CASUAL - probabilidade de “chute”, ou seja, a probabilidade de um participante acertar a questão não dominando a habilidade exigida.
Escala Teste ANPAD: criada pela ANPAD, é uma escala de proficiência utilizada para medir a proficiência dos examinandos, considerando o perfil das respostas no conjunto de itens em cada área avaliada em um exame.

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