Cálculo do resultado

O procedimento de cálculo das notas dos participantes é realizado com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), que considera não apenas a quantidade de acertos na prova, mas também as particularidades (parâmetros) de cada item (questão). O modelo da TRI utilizado no Teste ANPAD abrange os seguintes parâmetros:

Discriminação: capacidade que cada item possui de diferenciar examinandos que dominam ou não dominam a habilidade avaliada;

Dificuldade: grau de dificuldade da habilidade avaliada no item, expresso na mesma escala da proficiência. Em um exame de qualidade, devemos ter questões de diferentes níveis de dificuldade para avaliar adequadamente os examinandos em todos os níveis de conhecimento;

Acerto casual: probabilidade de “chute”, ou seja, a probabilidade de um participante acertar o item não dominando a habilidade exigida.

Portanto, em vez de calcular a nota com base no número de acertos, a nota é calculada levando em consideração o padrão de respostas do participante e esses parâmetros. Devido às diferentes combinações de acertos e erros que um participante pode ter entre os itens com diferentes níveis de dificuldade e chance de acertos casuais, participantes com o mesmo número de acertos podem receber pontuações TRI diferentes. No entanto, participantes com o mesmo padrão de respostas receberão a mesma pontuação, e os participantes que acertam todos os itens obterão a maior pontuação possível de seu caderno de prova.

Já o resultado padronizado de cada prova foi calculado por meio do processo de padronização das notas TRI. Nesse processo, a nota do examinando é calculada através da seguinte fórmula:

O resultado é então transformado para a escala limitada entre 0 e 600 pontos usando a seguinte expressão:

Sendo que Zij é definido no intervalo de (–3, 3).

Nesse cenário, somente o examinando que obteve uma nota igual ou superior a três desvios-padrão acima da média da prova em questão receberá a pontuação máxima de 600. Portanto, não necessariamente o participante que acerta todos os itens receberá uma pontuação de 600, pois sua pontuação depende de quão superior ou inferior ela é em relação à pontuação dos outros participantes. No entanto, o examinando que acerta todos os itens sempre terá a maior pontuação entre todos os participantes que responderam o mesmo caderno de prova.

O resultado padronizado será gerado por tempo limitado para que haja comparabilidade com os resultados do Teste ANPAD gerados até agosto de 2023, cuja validade é de 2 anos.

O resultado geral é calculado como a média aritmética simples dos resultados das quatro provas. Essa pontuação também pode ter valor máximo inferior a 600, visto que é uma média baseada nas pontuações explicadas anteriormente, e essa pontuação máxima pode variar dependendo da edição do Teste.