Raciocínio Analítico

Mensura a capacidade de raciocinar rapidamente a ponto de se saber distinguir o que de fato um texto informa explicitamente e o que consiste em nossas inferências ou extrapolações, ambas as quais passíveis de sustentação ou refutação. Sendo assim, a seção de Raciocínio Analítico não avalia a capacidade do examinando de interpretar por si só um texto (competência essa que guardamos especificamente para a seção de Língua Portuguesa), mas, sim, de criticamente identificar lacunas, premissas, conclusões e/ou (aparentes) contradições em textos, fazer inferências a partir de textos e contextos, encontrar argumentos que enfraquecem ou fortalecem a argumentação de textos, identificar padrões argumentativos em um texto e aplicá-los a outros textos, avaliar a possibilidade de generalização de um argumento ou aplicar um argumento a um caso concreto ou mais amplo/abstrato.


Lista de Objetos de Conhecimento

1) Argumentação e estrutura de argumentação: premissas, pressupostos, conclusões, proposições, teses, relações lógicas, estruturas retóricas, implicaturas, explicaturas.
2) Pragmática e expansão de argumentos: admissibilidade, enfraquecimento e fortalecimento de ideias, inferência, geração de hipóteses, indução, dedução, restatement.
3) Falhas argumentativas: significados de falácias, contradições, lacunas, (in)coerência, (in)consistência.
4) Ética em pesquisa e metodologia científica: normativas nacionais de pesquisas com seres humanos (Resoluções CNS/MS 466/2012 e 510/2016, ou suas eventuais substituições), plágio, autoplágio, abuso de autoridade, falseamento de resultados.


Bibliografia sugerida

Observação: Esta bibliografia é apenas sugestiva para a aquisição de conhecimentos, desenvolvimento de habilidades e consulta durante sua PREPARAÇÃO para o TESTE ANPAD. Não garantimos que sua preparação apenas com esta bibliografia o capacite para responder todas as questões do Teste ANPAD.

ALVES, Allaor Caffe. Lógica, pensamento formal e argumentação. 5 ed. São Paulo: Quartier Latin, 2011.

CABRAL, Ana Lucia Tinoco. A força das palavras: dizer e argumentar. São Paulo: Contexto, 2010.

CITELLI, Adilson. O texto argumentativo. São Paulo: Scipione, 1994.

FERREIRA, Jane Mendes, RAMOS, Simone Cristina & SCHERNER, Maria Luiza Trevizan. Raciocínio analítico: construindo e entendendo a argumentação. São Paulo: Atlas, 2010.

ISOLA, Regina Lucia Peret. Leitura, inferências e contexto sociocultural. São Paulo: Ed. Formato, 2001.

LOPES, Ana Cristina Macário. Pragmática: uma introdução. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2018.

BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Aprova as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 13 jun. 2013. Seção 1, p. 59.

BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016. Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais cujos procedimentos metodológicos envolvam a utilização de dados diretamente obtidos com os participantes ou de informações identificáveis ou que possam acarretar riscos maiores do que os existentes na vida cotidiana. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 8 abr. 2016. Seção 1, p. 44.


Na seção “Exemplos de questões” estão disponíveis alguns modelos de questões.