Propósito do Teste ANPAD

PROPÓSITO DO TESTE ANPAD: AVALIANDO COMPETÊNCIAS ALÉM DAS ÁREAS ESPECÍFICAS.

Você já deve ter notado que as áreas de conhecimento que compõem o Teste ANPAD não são especificamente voltadas para as áreas de Administração e Ciências Contábeis. Sabe por quê?

As áreas de conhecimento que compõem o Teste ANPAD foram selecionadas buscando mensurar capacidades, habilidades e conhecimentos gerais que são relevantes para estudantes de pós-graduação e que independem de conhecimentos específicos atrelados às grades curriculares dos cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis e afins.

É importante destacar que os programas de pós-graduação em Administração e Ciências Contábeis são muito receptivos a estudantes de outras áreas, algumas afins e outras nem tanto. Coube então à ANPAD definir um mecanismo que pudesse mensurar as competências cognitivas dos estudantes, ou seja, o Teste ANPAD buscou ser preditivo da capacidade do estudante de escalar e mobilizar um conjunto de elementos da ordem do pensamento (indutivo e dedutivo), da linguagem, da percepção, da memória, do raciocínio, da estratégia, dentre outros que fazem parte do intelecto, para abordar e resolver situações complexas.

Em síntese, podemos dizer que os programas de pós-graduação em Administração, Ciências Contábeis e áreas afins buscam, em uma das etapas da seleção, avaliar capacidades, habilidades e conhecimentos que são considerados fundamentais para um estudante que iniciará a pós-graduação. Assim, buscamos mensurar a proficiência de estudantes na resolução de problemas linguísticos/interpretativos nas línguas portuguesa e inglesa, bem como problemas lógicos/matemáticos e analíticos/argumentativos.

Adicionalmente, é importante mencionar que o escopo de utilização do Teste ANPAD não se limita aos programas de pós-graduação em Administração, Ciências Contábeis e áreas afins. O Teste ANPAD pode, facilmente, ser estendido para outras áreas acadêmicas e para o mercado profissional, especialmente para os setores de recursos humanos das empresas. Tais setores podem utilizar o Teste ANPAD como uma ferramenta valiosa para auxiliar na seleção de indivíduos que irão atuar em diferentes cargos e funções.